03/09/2025
Uma caixa, alguns objetos e muitas histórias para contar. Foi assim que as crianças do grupo 5 da Educação Infantil da Escola Moura Jardim vivenciaram uma das propostas mais significativas do semestre. A atividade chamada Caixa da Memória se transformou em um exercício de construção de identidade, vínculo afetivo e respeito à diversidade dentro da sala de aula. Cada criança trouxe de casa elementos que representam lembranças importantes e, ao partilhar com os colegas, teve a oportunidade de se reconhecer, se expressar e se sentir parte de um grupo que acolhe cada história.
Realizada com alunos entre 5 e 6 anos, a proposta foi pensada com base em princípios da educação socioemocional e tem como foco fortalecer os laços entre a escola e a família, estimular a linguagem oral, desenvolver noções de tempo e valorizar a riqueza cultural presente nas vivências de cada estudante. Mais do que uma atividade de apresentação, a Caixa da Memória foi um caminho para que cada criança percebesse que sua história tem importância e merece ser contada.
A seleção dos itens feita em casa com o apoio da família já representa um momento de diálogo e escuta entre adultos e crianças. Cada objeto escolhido carrega sentimentos, contextos e experiências que compõem a identidade da criança. Cada um teve seu momento de fala para apresentar os itens da caixa. Sentadinhos um ao lado do outro, eles contaram histórias que fizeram parte da infância, mostraram e expressaram o que sentem ao lembrar de pessoas e situações marcantes. Além de fortalecer a linguagem oral, esse momento desenvolve a escuta ativa e o respeito às diferenças.
Aos 5 e 6 anos, a criança começa a construir a ideia de tempo e de sequência de eventos. A Caixa da Memória contribui nesse processo ao trazer elementos que ajudam a ordenar fatos e perceber mudanças. Falar sobre algo que aconteceu "quando era menor", por exemplo, exige uma organização de pensamento que conecta passado e presente. Assim, a criança vai formando a noção de que está em constante transformação, o que contribui diretamente para a construção de sua identidade pessoal e social.
Cada caixa revela um mundo diferente: uma fotografia de uma viagem, um brinquedo herdado, um objeto tradicional da família. Ao entrar em contato com histórias tão distintas, as crianças percebem que existem diferentes formas de viver e se relacionar. Ao entender que o colega tem uma origem diferente da sua, ela aprende desde cedo a aceitar e valorizar as diferenças como parte natural da vida.
A participação das famílias é um dos pilares da atividade. Ao convidar os responsáveis a ajudar na seleção dos objetos e a conversar sobre o significado de cada item, a Escola Moura Jardim estreita os laços com o ambiente familiar. Esse movimento fortalece a confiança e cria um sentimento de continuidade entre o que é vivido em casa e o que é compartilhado na escola.
Algumas crianças se alegram ao mostrar um brinquedo muito querido, outras se emocionam ao falar de um parente distante ou de uma experiência marcante. Esse contato com os próprios sentimentos é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. Nomear emoções, expressar o que se sente e acolher o que o outro traz são aprendizados que fortalecem o equilíbrio emocional desde os primeiros anos.
O sucesso da atividade também está no modo como é conduzida. O ambiente preparado, o ritmo respeitoso, a escuta ativa por parte dos educadores e a valorização da fala de cada criança criam uma atmosfera de acolhimento e confiança.
A proposta se alinha à visão da Escola Moura Jardim de que educar vai muito além de transmitir conteúdos. É preciso olhar para o ser humano de forma integral, considerando suas emoções, vivências e relações.
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Atividade sentimentos | Escola Moura Jardim