Image de fundo Blor Home
menina desenhando

A primeira infância é o tempo de descobrir quem se é

10/09/2025

 Na Escola Moura Jardim, crianças do G4 aprendem sobre identidade, diversidade e emoções em atividades que fortalecem a autoestima e o respeito.

 

Na Educação Infantil, todo gesto comunica. Muito antes de escrever ou ler, a criança já se expressa com o corpo, a voz, o olhar, as cores que escolhe e as histórias que cria. E é justamente nessa fase que ela começa a formar a noção de quem é, o que sente e como se relaciona com o mundo ao redor. Esse processo, chamado de construção da identidade, é parte essencial do desenvolvimento infantil.

Na Escola Moura Jardim, esse cuidado acontece todos os dias. As turmas do G4, que reúnem crianças de cerca de 4 anos, vivenciam atividades pensadas para valorizar sua singularidade, desenvolver a autoestima e incentivar o respeito às diferenças. 

Por meio de brincadeiras, leitura de livros e propostas artísticas, os pequenos são convidados a pensar sobre si mesmos e sobre os outros. “Quem sou eu?”, “Como eu me sinto hoje?”, “No que eu sou diferente ou parecido com meus amigos?” — essas perguntas, quando feitas com acolhimento, abrem portas para um aprendizado que vai muito além do conteúdo.

 

Um livro que desperta reflexões

Um dos momentos mais significativos desse trabalho aconteceu a partir da leitura do livro “A Cor Que Eu Sou”, de Nina Sabak. A história, que trata da identidade racial com leveza e sensibilidade, foi o ponto de partida para uma sequência de atividades sobre autoimagem, diversidade e respeito.

Em seguida, os alunos foram convidados a desenhar e pintar a si mesmos, escolhendo com liberdade os materiais e cores. Surgiram retratos cheios de personalidade, criatividade e afeto. Cada produção mostrava não só o rosto da criança, mas de como ela se vê e de como quer ser vista.

A atividade se transformou em uma pequena exposição dentro da sala, onde os próprios alunos puderam apresentar seus trabalhos uns aos outros. Foi um momento de troca, escuta e valorização da diversidade — com aprendizados que ficam na memória.

 

Educação que forma com acolhimento

A proposta da Escola Moura Jardim vai muito além de ensinar conteúdos e mostra como a escola atua como um espaço de acolhimento, formação emocional e construção de vínculos saudáveis. A criança aprende a falar sobre suas emoções, a perceber suas preferências e a reconhecer que o mundo é feito de muitas formas de ser.

Durante o ano, são realizadas diversas atividades que estimulam esse tipo de consciência. Outro ponto importante é que as atividades são sempre pensadas para respeitar o ritmo e o estilo de cada criança. Algumas gostam de se expressar falando, outras desenhando, cantando ou brincando em silêncio. Na Escola Moura Jardim, há espaço para todas essas formas de ser e isso faz com que os alunos se sintam seguros para serem eles mesmos.

Além disso, o projeto também promove o respeito às diferenças. A diversidade não é apenas discutida como tema — ela é vivida no dia a dia da escola. Seja nas histórias lidas, nas brincadeiras em grupo, nas músicas ou nas atividades de arte, há sempre um convite para olhar o outro com empatia, curiosidade e respeito.

 

Aprendizado para a vida inteira

A infância é um tempo curto, mas suas marcas duram para sempre. Por isso, trabalhar temas como diversidade, identidade e autoestima desde cedo é uma escolha pedagógica importante e necessária. As crianças que aprendem a se conhecer, a se valorizar e a respeitar o outro crescem com mais segurança, mais abertura e mais capacidade de lidar com os desafios da vida.

Na Escola Moura Jardim, cada etapa do G4 é vivida com propósito. O brincar tem intenção. O acolhimento é real. As atividades são planejadas para que a criança se sinta vista, escutada e reconhecida. E é isso que torna o ambiente tão especial: uma escola que educa com afeto, escuta e respeito à individualidade.

Ao trabalhar o projeto “A Cor Que Eu Sou”, a escola praticou o respeito e valorizou a identidade de cada aluno, em sua forma mais concreta e significativa. E é nesse tipo de vivência que se constrói uma base sólida para tudo que vem depois.

 

Venha conhecer nosso trabalho. 

 


Voltar

COMPARTILHE:

A tecnologia chegou para transformar a educação, proporcionando novas formas de aprendizado, comunicação e interação. Ao adotar novas ferramentas digitais, os educadores têm a chance de preparar os alunos para os desafios do futuro, tornando o aprendizado mais acessível, personalizado e envolvente.

Siga-nos

Newsletter