Image de fundo Blor Home
crianças segurando trabalho escolar

Aprender inglês com pets e criatividade na Educação Infantil

13/08/2025

Na Escola Moura Jardim, aprender uma nova língua não acontece apenas por meio de palavras, músicas ou imagens. A aprendizagem ganha corpo, tinta e forma nas experiências vividas pelas crianças no cotidiano. Recentemente, os alunos participaram de uma atividade em inglês que envolveu criatividade, sensações e muita participação: com os pés pintados, eles carimbaram uma folha de papel para formar a imagem de um cachorrinho — e, enquanto isso, aprendiam nomes de animais em outro idioma.

A ação foi conduzida pela professora que, com muito cuidado, usou o pezinho de cada criança como molde. Ao sentir o toque da tinta na pele, as crianças riam, comentavam entre si e, sem perceber, interagiam em inglês com a proposta. Depois de observar a transformação da marca do pé na figura do cãozinho, cada uma teve a oportunidade de completar a pintura e nomear o animal com as palavras trabalhadas em sala.

A atividade foi cuidadosamente planejada. O objetivo era conectar o ensino da língua inglesa a algo concreto e significativo, fazendo com que o aprendizado ocorresse por meio de experiências vivas. A escolha do cachorro como personagem não foi por acaso: trata-se de um animal com o qual muitas crianças se identificam e convivem em casa, o que fortalece o vínculo emocional com a proposta.

Esse tipo de abordagem contribui para que o conhecimento seja armazenado de maneira mais sólida, já que ativa diversas áreas do cérebro simultaneamente. O uso da tinta, por exemplo, estimula a memória tátil e visual; a associação com a figura do animal favorece a retenção do vocabulário; e a interação com os colegas amplia o repertório social e linguístico.

Como o cérebro infantil aprende outro idioma

Os primeiros anos de vida são uma janela privilegiada para o desenvolvimento de competências linguísticas. Durante essa fase, o cérebro está mais receptivo à aquisição de sons, estruturas gramaticais e vocabulário. Ao contrário dos adultos, que precisam recorrer a traduções e regras para entender um novo idioma, as crianças pequenas assimilam naturalmente o que ouvem, especialmente se estiverem imersas em contextos lúdicos e familiares.

Na Moura Jardim, o ensino de inglês começa desde a Educação Infantil, respeitando esse tempo de escuta, experimentação e associação. As atividades são conduzidas em inglês, mas sem pressão por desempenho ou correção imediata. Em vez disso, a língua é inserida como um segundo código natural, presente nas brincadeiras, nos comandos do dia a dia, nas músicas e nas rodas de conversa.

Além do estímulo auditivo, a proposta pedagógica também inclui atividades que envolvem o corpo, as emoções e os sentidos. 

Mais do que ensinar uma nova língua, esse trabalho busca desenvolver a autonomia, a expressão e o prazer em se comunicar — habilidades fundamentais para qualquer fase da vida.

Atividades completas favorecem o desenvolvimento integral

O carimbo com o pezinho da criança, além de ser uma experiência encantadora, também carrega inúmeros benefícios pedagógicos. Do ponto de vista motor, exige coordenação fina e controle dos movimentos. Do ponto de vista sensorial, trabalha a percepção de texturas e temperaturas. Já do ponto de vista emocional, reforça a autoestima e o sentimento de pertencimento, já que cada aluno percebeu sua contribuição única na construção da atividade.

A proposta também estimula a criatividade, ao transformar um formato simples (o pé) em algo novo e reconhecível (um animal). A imaginação, nesse contexto, é parte do processo de construção de sentido. Quando a criança se vê como autora de algo bonito e funcional, ela se engaja mais, se sente valorizada e aprende com mais profundidade.

Outro aspecto importante é o vínculo criado entre aluno e professor. 

Ao pintar, rir, observar e conversar durante a ação, formam-se conexões que extrapolam o conteúdo formal e fortalecem a relação de confiança. Esse tipo de relação é essencial para que o processo de aprendizagem aconteça de maneira tranquila e eficaz.

Atividades assim também favorecem a escuta ativa, o respeito ao tempo do outro e a colaboração — competências cada vez mais necessárias em qualquer contexto social ou profissional. Tudo isso, claro, acontecendo de forma leve, dentro de um ambiente seguro e estimulante.

Investir no inglês desde a infância é preparar para o futuro

Em um mundo cada vez mais conectado e bilíngue, dominar o inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito. 

Na Escola Moura Jardim, o inglês é tratado como uma linguagem viva, que faz parte do dia a dia das crianças e se mistura naturalmente às outras áreas do conhecimento. Ao vivenciar situações reais em inglês os alunos aprendem sem perceber. Essa naturalidade é o que garante que o idioma seja internalizado com fluência e prazer.

Para as famílias, investir em uma escola que valoriza o ensino do inglês na primeira infância é também uma forma de apoiar os filhos em uma jornada de aprendizagem mais ampla. Significa escolher uma educação que olha para o presente com sensibilidade, mas que também prepara para o que está por vir. Afinal, o mundo está em constante mudança, e é na infância que plantamos as sementes para que cada criança possa crescer confiante, criativa e pronta para se comunicar com o mundo.

Conheça mais sobre a proposta pedagógica da Moura Jardim e agende uma visita. O melhor aprendizado começa com experiências que fazem sentido — e isso se vive desde os primeiros passos.

 


Voltar

COMPARTILHE:

A tecnologia chegou para transformar a educação, proporcionando novas formas de aprendizado, comunicação e interação. Ao adotar novas ferramentas digitais, os educadores têm a chance de preparar os alunos para os desafios do futuro, tornando o aprendizado mais acessível, personalizado e envolvente.

Siga-nos

Newsletter