06/08/2025
Desde os primeiros anos, as crianças que aprendem sobre cuidado com o meio ambiente e estimulam a imaginação nesse sentido crescem com esses valores enraizados. E quando acontece de forma divertida e significativa, os resultados são ainda mais marcantes.
Na Escola Moura Jardim, tudo isso faz parte da proposta educacional. Os alunos são incentivados a colocar a mão na massa, transformando o que iria para o lixo em brinquedos criativos e cheios de personalidade. Em uma das atividades, eles reutilizaram materiais como rolinhos de papel higiênico, tampinhas, botões e barbante para aprenderem, na prática, que é possível cuidar do planeta com pequenas atitudes e muita imaginação.
A proposta une educação ambiental, desenvolvimento motor e expressão criativa, formando crianças mais conscientes e ativas. Para as famílias, é a certeza de que os filhos estão sendo preparados não apenas para os desafios escolares, mas também para um futuro mais sustentável e responsável.
A educação ambiental é um dos pilares do trabalho com os alunos desde a Educação Infantil. A ideia é: quando se aprende a respeitar a natureza desde pequeno, isso se torna parte da identidade.
Com atividades práticas, os alunos vivenciam o conceito de reuso de forma concreta. Ao perceberem que um rolinho de papel pode virar um boneco, que tampinhas podem se transformar em rodas ou olhos de um animal feito de papelão, eles compreendem que muitos materiais têm valor mesmo depois de serem descartados.
Esse tipo de vivência transforma a relação da criança com o consumo. Ela passa a enxergar o lixo com um novo olhar: não como algo inútil, mas como um recurso cheio de possibilidades. Além disso, a escola promove discussões e reflexões sobre o impacto das ações humanas no planeta.
A produção dos brinquedos recicláveis também é um exercício intenso de habilidades motoras e cognitivas. Ao cortar, colar, pintar e montar, os alunos desenvolvem a coordenação motora fina, tão importante para a escrita e outras atividades escolares.
Além disso, essa prática estimula a criatividade e o pensamento crítico. Cada criança é desafiada a imaginar, planejar e executar seu próprio projeto, buscando soluções originais para transformar materiais simples em objetos divertidos.
O momento de confecção dos brinquedos ainda promove a interação social, já que os alunos compartilham ideias, ajudam uns aos outros e comemoram suas conquistas juntos. Dessa forma, o projeto contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Ao produzir e brincar com objetos feitos de materiais recicláveis, os alunos internalizam conceitos importantes e cada brinquedo produzido representa uma vitória para a criança: o orgulho de transformar algo simples em algo novo e único. Essa valorização do processo incentiva a autoestima e reforça o hábito de cuidar e valorizar o que se tem.
Além disso, brincar com materiais alternativos amplia o repertório infantil, permitindo que as crianças criem histórias, personagens e mundos que refletem sua própria imaginação.
A proposta permeia toda a rotina escolar, criando um ambiente que inspira e reforça hábitos sustentáveis diariamente. As famílias também são convidadas a participar, fortalecendo a conexão entre casa e escola e ampliando o impacto desse aprendizado.