31/03/2025
O desenho com interferência é uma prática que vai além da simples representação de formas. Ele estimula a criatividade e a imaginação das crianças ao permitir que intervenham nas suas próprias criações. Ao utilizar materiais como palitos de sorvete coloridos, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de modificar e transformar ideias, criando desenhos que saem diretamente da mente para o papel. Essas interferências, seja pela mudança nas formas ou cores, promovem a autonomia e a expressão pessoal, essenciais no processo de aprendizagem.
Na Escola Moura Jardim, as crianças demonstraram grande desempenho ao utilizar criatividade para organizar os palitos de sorvete em formas geométricas e desenhos variados. Esse tipo de atividade favoreceu o pensamento e a exploração de diferentes perspectivas. A intervenção nos próprios desenhos, ao invés de seguir uma técnica rígida, permitiu que cada aluno trouxesse sua visão única para o papel, tornando a atividade ainda mais significativa.
Além disso, a prática reforça o valor do processo criativo em si, destacando que a construção de ideias é tão importante quanto o resultado. O desenho com interferência é, portanto, uma ferramenta poderosa no estímulo ao desenvolvimento de habilidades como a confiança nas próprias capacidades criativas.
A escola valoriza os trabalhos manuais e que são muito apreciados pelos alunos. Eles se envolvem com entusiasmo, o que contribui para o fortalecimento da coordenação motora e do prazer em criar com as próprias mãos.